Reflexão

Se quiser me reconquistar, não tente descobri a razão que te levou a me perder, e sim a razão que me levou a te amar.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Projeto dá mais autonomia aos delegados de polícia na apuração de crimes

Os delegados de polícia poderão ter mais autonomia na apuração dos crimes. A regulamentação das atribuições dos delegados em inquéritos criminais está prevista no projeto (PL 7193/10) do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), aprovado na Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.

O texto estipula regras como a que prevê o afastamento do delegado das investigações apenas em casos de interesse público ou restrição legal. Além disso, somente por motivos justificados, o superior hierárquico do delegado poderá assumir as investigações. Outro dispositivo estende aos delegados qualquer garantia concedida a advogados, defensores públicos, magistrados e promotores.

O projeto recebeu parecer favorável do relator, deputado Mendonça Prado (DEM-SE). Segundo ele, o maior benefício da proposta é o fortalecimento da autonomia do delegado.

"Para que ele não sofra a interferência de outros profissionais ou de outras categorias no decorrer da ação da formatação deste inquérito. Portanto, esse é o objetivo: fortalecer ainda mais a condição de trabalho dos delegados de polícia para que tenhamos uma elucidação do crime com a participação eficiente com a autonomia dos delegados."

O Diretor de Assuntos Parlamentares da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal manifestou apoio ao projeto. Marcos Leôncio avalia que a proposta preenche uma lacuna legal importante relacionada ao afastamento do delegado das investigações.

"O mérito desse projeto é exatamente dizer como a administração pode fazer isso de forma que fique claro que está prevalecendo o interesse público, que não é uma interferência, mas sim algo que vem exatamente trazer o que há de melhor para a investigação. Hoje a administração policial pode simplesmente estabelecer: olha, este inquérito que estava sendo presidido pela autoridade A vai passar para a autoridade B, e não há nenhuma justificativa, ele não tem necessidade de explicar o porquê dessa mudança."

O projeto que dá mais autonomia aos delegados de polícia será analisado agora na Comissão de Constituição e Justiça.

Com informações da Agência Senado.

Nenhum comentário:

"O período de maior ganho em conhecimento e experiência é o período mais difícil da vida de alguém."

Dalai Lama