Reflexão

Se quiser me reconquistar, não tente descobri a razão que te levou a me perder, e sim a razão que me levou a te amar.

sábado, 24 de abril de 2010

Obras no Brasil estão 2 anos atrasadas

As obras dos estádios no Brasil e a preparação em geral do País para a Copa de 2014 estão atrasadas em dois anos. Essa é a avaliação feita pela cúpula da Fifa. Publicamente, a ordem é manter o tom diplomático. Mas, longe das câmeras, as críticas são duras. A entidade vai pressionar as autoridades de forma mais contundente depois do Mundial da África do Sul, mas as cobranças já começaram.

Os dirigentes não entendem como o Brasil concorreu sozinho para organizar o evento, recebeu a concessão em 2007 e, até agora, as obras ainda estão em sua fase inicial ou nem isso. A publicação do edital de licitação das obras do Maracanã foi adiada e São Paulo não sabe onde mandará os jogos. No restante do País, obras estão praticamente paradas.

A entidade máxima do futebol insiste que o Brasil não tem quatro anos para se preparar, mas apenas três. Isso porque, em 2013, o País terá de usar a Copa das Confederações como espécie de ensaio geral para o Mundial, um ano depois. "Por que é que os projetos e editais de licitação não foram já iniciados em 2008?", questionou um funcionário da Fifa, que preferiu não se identificar. "O Brasil perdeu pelo menos dois anos."

Ao Estado, o secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, confirmou ontem que "nenhum estádio está hoje pronto no Brasil para o Mundial". Criticou algumas vezes o Morumbi e, agora, se mostra insatisfeito com o projeto de reforma do Maracanã, que terá de ser revisto. "Estamos de fato agora focados no Maracanã para ver como faremos."

A Fifa e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vão se reunir em breve para rediscutir o caso. A CBF previa que o edital da concorrência seria lançado ainda nesta semana. Mas, diante da insatisfação da Fifa com o projeto, os planos foram revistos e a data de publicação do edital foi adiada de forma indefinida.

Sem desculpa. Após as chuvas que atingiram o Rio recentemente, a Fifa recebeu informações das condições do Maracanã. A entidade insiste que todo o sistema de drenagem do campo e as saídas de água dos vestiários terão de ser refeitos.

Fonte: Jamil Chade - O Estado de S.Paulo

Nenhum comentário:

"O período de maior ganho em conhecimento e experiência é o período mais difícil da vida de alguém."

Dalai Lama